terça-feira, 6 de março de 2012

Quarta 7 Jazz no Tati: Nelson Cascais "The Mingus project" (22H. Entrada livre)

Nelson Cascais “The Mingus Project”
Diogo Duque - trpt
Ricardo Toscano - sax alto
Nelson Cascais - ctbx
Vasco Furtado - bat

Quando, há vinte anos atrás, coloquei o vinyl no gira-discos e pela primeira vez escutei o tema Pithecanthropus Erectus algo em mim mudou.

Estava ali uma coisa diferente de tudo o que já ouvira, com uma energia, uma intensidade e sonoridade tão particulares que... agarrou-me definitivamente e decidi que seria contrabaixista de Jazz.

Considero Charles Mingus um dos mais importantes músicos norte americanos do século XX, uma figura incontornável do jazz que, mais do que um excelente contrabaixista foi, inegavelmente, um genial compositor.

A sua extensa obra, criada ao longo de 56 anos, fortemente enraizada no Blues e no Gospel, no jazz de Ellington, Bird e Monk, influenciada pela música de Schoenberg e Stravinsky, foi frequentemente veículo de protesto contra causas políticas e raciais, simultaneamente tradicional e vanguardista, doce e agressiva, tal como a sua complexa e instável personalidade.

Montar uma banda que homenageasse este génio da música foi um sonho de muitos anos que finalmente realizei contado com um notável grupo de jovens músicos que se entregou com todo o fogo e paixão a esta grande aventura: The Mingus Project

Nelson Cascais

http://www.nelsoncascais.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário